Deputadas da bancada do PT manifestaram apoio à campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”, que acontece em setembro nas TVs e rádios públicas e na internet. A campanha publicitária é uma parceria da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher da Câmara e conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.
Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), a reforma política e a campanha de filiação de mulheres são temas prioritários, não só para a bancada feminina, mas também para o Congresso Nacional.
“No último congresso do PT nós chegamos a discutir a paridade de gêneros, ou seja, 50 por cento de cadeiras para homens e o mesmo percentual para as mulheres, mas considerando o contexto brasileiro, nós achamos que poderíamos trabalhar com uma cota que equivale ao que é praticado nos outros países da América Latina, ou seja, 30 por cento da representação parlamentar constituída pelas mulheres”, ilustrou .
Para Margarida Salomão, “a luta do PT é para convencer as mulheres que elas podem participar, não só como eleitoras ou cabos eleitorais, mas também como detentoras de mandatos, governantes e lideranças que façam a diferença na sociedade brasileira”.
Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a campanha publicitária vai ajudar nos debates, na formação e na organização das mulheres. “Esta é uma campanha que estabelece um diálogo com a sociedade que clama por uma maior representatividade feminina e por uma reforma política com igualdade de gênero e financiamento público de campanha”, explicou Benedita.
Ivana Figueiredo.