A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (12) para defender a reforma política. “Uma reforma que valorize o voto do cidadão e que fortaleça o sistema representativo”. De acordo com Dalva Figueiredo, além de fortalecer o sistema político brasileiro é necessário “um novo desenho” para os partidos políticos.
Dalva Figueiredo citou pesquisa do Ibope, divulgada na semana passada, e que indica que 85% da população apoia a reforma política. Ela ressaltou que o Partido dos Trabalhadores tem defendido a reforma. “O PT tem colocado para a sociedade, tem debatido na Câmara que precisamos realizar uma reforma política que fortaleça o nosso sistema político brasileiro”, disse.
A parlamentar lembrou que o PT já apresentou uma proposta de reforma política e que se baseia em três pontos: financiamento público de campanha, fidelidade partidária e fim das coligações proporcionais. “A fidelidade partidária é um princípio fundamental da regra democrática , um dos pontos mais importantes. Está na hora de irmos fundo e tomarmos uma decisão, tomarmos uma posição quanto à reforma política para que possamos de fato fortalecer cada vez mais os sistemas políticos, os partidos políticos e a disputa eleitoral”, disse Dalva Figueiredo.
“É preciso que o Congresso Nacional se incline a ouvir o que as ruas estão dizendo. É das ruas e das praças que vem a insistente exigência de uma reforma política para valer”, enfatizou a deputada.
Gizele Benitz