Diante da tanta violência nas escolas brasileiras, a deputada Camila Jara (PT-MS) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL 1679/2023) que cria a Rede de Segurança nas Escolas Públicas.
O projeto quer disponibilizar aplicativo digital que esteja integrado à Polícia Militar para acionamento imediato quando episódios acontecerem. Além disso, prevê políticas de capacitação dos profissionais para atuar de forma preventiva na mediação de conflitos e comunicação não violenta.
O PL também quer atendimento preferencial psicológico no SUS de alunos e docentes que forem encaminhados pela direção das escolas. Para a deputada Camila Jara, a medida é urgente. “Não podemos mais permitir que o discurso de ódio faça mais vítimas. É imprescindível que a lei brasileira assegure mecanismos de coibir a violência nas escolas, visando garantir o direito constitucional à vida e ao ensino”, comentou a deputada. Estudos mostram que apenas políticas públicas de longo prazo são capazes de evitar casos extremos de violência, como as recentes tragédias que abalaram o Brasil.
Blumenau
O projeto de lei foi protocolado no dia da chacina em uma creche em Blumenau, 10 dias depois de um aluno matar a professora e deixar feridos em uma escola em São Paulo.
Assessoria de Comunicação deputada Camila Jara