O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), recebeu nesta quarta-feira (14) a visita do líder do Partido Socialista Holandês (PS), deputado da Câmara Baixa da Holanda, Emile Roemer, e do secretário-geral do partido, Hans van Heijningen. Eles estão em visita pelo Brasil para conhecer a agenda social e política do País. “Viemos ao Brasil para nos inspirar. O Brasil é referência mundial e queremos aprender com sua experiência”, disse Roemer.
A conversa entre José Guimarães e os representantes da delegação holandesa girou em torno dos debates políticos que a bancada petista enfrenta no Congresso Nacional. O tema sobre a reforma política dominou o encontro. Guimarães explicou os principais pontos da reforma e destacou: “A matriz fundamental da nossa proposta é o financiamento público das campanhas eleitorais – não queremos mais a influência do poder econômico nas eleições”.
Já o líder do PS relatou que a Europa passa por um momento econômico crítico, o que, segundo ele, acaba afetando todos os países que compõem a União Europeia. Roemer contou que na Holanda as políticas de austeridade adotadas pelo governo social-democrata, do qual eles são opositores, têm cortado os recursos da área da saúde e da assistência social. Ele acentuou que políticas neoliberais têm agravado a crise europeia.
A delegação do Partido Socialista seguiu para a Venezuela.
Benildes Rodrigues
Foto: Salu Parente/PT na Câmara