Foto: Gustavo Bezerra
O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional, deputado Pedro Uczai (PT-SC), comemorou nesta quinta-feira (9) a publicação no Diário Oficial do consórcio vencedor da licitação para a elaboração dos estudos técnicos da Ferrovia da Integração.
O corredor ferroviário catarinense ligará o Extremo Oeste catarinense até os portos do litoral, numa extensão de aproximadamente 840 quilômetros constituindo uma espécie de ‘espinha dorsal’ para o desenvolvimento do estado.
Nos últimos dias o parlamentar esteve em constante diálogo com a Valec, empresa pública responsável pela Ferrovia da Integração, para agilizar o processo licitatório. Depois do julgamento do recurso, o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa foi declarado o vencedor e vai realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o levantamento aerofotogramétrico e o projeto básico da ferrovia da Integração. O investimento inicial será de R$ 46,5 milhões e o consórcio tem 22 meses pra concluir os estudos a partir da assinatura do contrato.
Assim que foi definido o consórcio, o deputado Pedro Uczai já iniciou as articulações nos ministérios dos Transportes e do Planejamento para imediatamente ser assinado o contrato com o consórcio vencedor da licitação. “A ideia é que possamos realizar o ato de assinatura do contrato aqui em Santa Catarina com a presença dos ministros”, destaca. Uczai é um dos principais articuladores para concretizar a Ferrovia da Integração, mobilizando lideranças políticas e empresariais em todo o estado.
Assessoria Parlamentar