Definição sobre composição de comissões foi adiada para esta semana

REUNIAOLIDERES-11-02-14

 

Os líderes partidários decidiram em reunião na terça-feira (11) transferir para esta semana a definição das presidências das comissões permanentes da Câmara. As presidências dos 21 colegiados são divididas de acordo com os tamanhos das bancadas – os maiores partidos têm mais comissões e também escolhem primeiro.

O Líder do PT, deputado Vicentinho (SP) afirmou, após a reunião, “que ainda há indefinições e que a bancada petista deverá discutir novamente o tema”. Por ser a maior bancada (89 deputados) na Câmara, o PT tem direito de presidir  três comissões. Já há consenso pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Ainda de acordo com o líder petista, há na Bancada “uma forte tendência” para a escolha da Comissão de Direitos Humanos (CDH). “A Bancada tem pensamentos diversos, mas há uma grande sensibilidade para a escolha da CDH. Queremos garantir que nunca mais ocorra o desastre que ocorreu no ano passado na questão da CDH. Há uma forte tendência de que fique com o PT. Se, por acaso, isso não acontecer, vamos fazer um grande esforço para garantir que ela fique com um partido que  historicamente tenha compromisso com a causa dos direitos humanos”, ressaltou Vicentinho. Ele se referiu ao fato da Comissão de Direitos Humanos ter sido presidida no ano passado pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), considerado fundamentalista e contrário à causa dos direitos humanos.

 

Novas comissões – Sobre a proposta de criação de uma nova comissão permanente,  o líder do PT afirmou que, caso isso ocorra, a presidência caberá ao PT. “Se for criada mais uma comissão ela passa a ser de direito do PT que, em anos passados, abriu mão desta prerrogativa e cedeu a comissão para outros partidos. A nossa posição é de que temos um direito assegurado pelo Regimento da Casa e pela Constituição. O PT é o maior partido”, ressaltou.

 

Com a criação de dois novos partidos, o Pros e o Solidariedade, no ano passado, o PSC deixou de ter direito a uma comissão no cálculo da proporcionalidade. Na semana passada, foi discutida a possibilidade de divisão da Comissão de Turismo e Desporto em duas para contemplar o partido. A presidência, que caberia ao PT, teria que ser cedida ao PSC  mas, de acordo com o líder Vicentinho, “se for criada mais uma comissão o direito legítimo é do PT”, ressaltou.

 

Gizele Benitz

Foto: Salu Parente/PT na Cãmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex