A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) anunciou o empenho de mais de R$ 21 milhões para 39 municípios gaúchos atingidas por fortes chuvas. A verba será investida em recuperação de estradas, pontes e casas destruídas pelas enchentes.
O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), comemorou a medida. “Esse recurso será muito bem-vindo, porque precisamos, primeiramente, investir em ações emergenciais, para ajudar as famílias a se restabelecerem”, explica.
Para o deputado, a ajuda financeira deve ser acompanhada por um planejamento a longo prazo. “É claro que precisamos desse dinheiro agora, mas também precisamos implementar políticas públicas duradouras, evitando que essas tragédias aconteçam novamente”, defende.
A Sedec ainda avalia os pedidos de ajuda financeira enviados por outros municípios que decretaram estado de emergência em função das enchentes. Durante reunião com a bancada gaúcha o secretário-executivo adjunto da Casa Civil, Giles Carriconde Azevedo, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá editar nova medida provisória liberando mais R$ 100 milhões.
Assessoria parlamentar