Declaração de Buenos Aires: integração, democracia, recuperação econômica e combate à fome

Líderes da América Latina e do Caribe na a VII Cúpula da Celac, em Buenos Aires. Foto: Ricardo Stuckert

A sétima reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) foi encerrada com a aprovação simbólica da “Declaração de Buenos Aires”. O evento, realizado na Argentina, nesta terça-feira (24), marcou o retorno do Brasil ao fórum de cooperação regional, abandonado pelo governo de Bolsonaro em 2020.

Veja a íntegra da Declaração de Buenos Aires, aprovada na Celac

O documento, aprovado pelos 33 países que integram a Celac, reflete o interesse comum para as nações trabalhem de forma compartilhada a solução de problemas comuns a todos em temas como recuperação econômica no pós-pandemia, segurança alimentar e energética, estratégias de saúde, cooperação em meio ambiente, ciência e tecnologia, transformação digital e infraestrutura, entre outros.

Os chefes de estado definiram também a realização de cúpula Celac-União Europeia ainda em 2023 e reunião do foro de países latino-americanos e caribenhos com a China em 2024.

A Celac também apoiou a candidatura de Belém do Pará como sede para a realização da COP-30, em 2025. Em discurso anterior, o presidente Lula havia pedido o voto dos países-membros para a candidatura brasileira e defendeu a união de nações.

“O Brasil está de volta à região pronto a trabalhar ao lado de todos vocês, com sentimento de solidariedade e proximidade”, discursou o presidente brasileiro ao apontar as recentes dificuldades que o mundo atravessa, como pandemia, mudanças climáticas, desastres naturais, tensões geopolíticas, segurança alimentar, energética e ameaças à democracia representativa.

“Tudo isso em um quadro inaceitável de aumento de desigualdades, pobreza e fome”, apontou o presidente Lula em sua manifestação diante dos demais presidentes presente na cúpula.

Os representantes também decidiram por consenso que São Vicente e Granadinas assumirá a Presidência ‘pro tempore’ da Celac em 2023. Esta será a primeira vez que uma nação do Caribe assumirá o organismo regional.

O presidente Lula chegou à Argentina no domingo (22) à noite. Na segunda, foi recebido pelo presidente Alberto Fernández, com quem assinou uma série de protocolos de parcerias entre os dois países em várias áreas. A viagem de Lula tem como mote pregar a integração latino-americanos na discussão de seus problemas e busca de soluções.

A delegação brasileira foi chefiada pelo presidente Lula e contou com a participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera.

Por PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100