O deputado Décio Lima (PT-SC) ocupou a tribuna da Câmara na terça-feira (3) para destacar a importância do Porto de Itajaí para induzir o desenvolvimento econômico do País. O porto é o segundo maior do país em movimentação de containeres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção de Santa Catarina.
No mês de fevereiro, informou o deputado, ele reuniu-se com o ministro da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, para tratar de demandas para o Porto de Itajaí. A audiência contou com a presença do Superintendente Antônio Ayres e técnicos do Porto de Itajaí.
“Três demandas foram apresentadas ao ministro: a inclusão do Porto de Itajaí na liberação de recursos federais para dragagem de manutenção do acesso aos canais; obras de dragagem na bacia de evolução; e o arrendamento de parte do porto público, que hoje está ocioso”, disse.
Segundo Décio Lima, os portos brasileiros, em regra, recebem um aporte de recursos do governo federal, a exemplo do Porto de Santos, para que possam fazer a manutenção do acesso aos canais e com isso preservar os espaços da hidrovia.
“Temos rubrica no orçamento federal e, por isso, queremos que o Porto de Itajaí também seja contemplado com os recursos para poder atender, sobretudo, o momento de crescimento que a área portuária está tendo”, explicou.
O deputado defendeu também a inclusão, no PAC 3, da dragagem na bacia de evolução do Porto de Itajaí, estimada em R$ 350 milhões. “É uma obra imprescindível para que o porto possa continuar sendo um espaço estratégico no desenvolvimento econômico do País, recepcionando a marinha mercante do mundo e com isso dando ao Brasil condições de competição, principalmente com os vizinhos do Mercosul”, finalizou.
PT na Câmara