O deputado Décio Lima (PT-SC) elogiou, em discurso no plenário, o anúncio do governo federal de extensão do benefício da desoneração da folha de pagamentos para 14 novos setores e a elevação do limite de faturamento das empresas que são tributadas no sistema de lucro presumido. “Essas duas medidas anunciadas pelo governo da presidenta Dilma têm o grande objetivo de aumentar a competitividade da economia brasileira”, frisou o petista.
Essas medidas, acrescentou Décio Lima, são parte importante da Reforma Tributária e reduzirão o custo da mão-de-obra, sem diminuir os salários e os direitos dos trabalhadores. “Na mesma proporção, também serão reduzidos o custo de produção e exportação, além do preço dos bens e serviços para o consumidor (redução da inflação). Outros ganhos serão no aumento da competitividade do produto brasileiro; geração de mais empregos e formalização da mão de obra; além da expansão maior do nosso Produto Interno Bruto (PIB)”, explicou.
“No atual estágio do projeto de desenvolvimento sustentável iniciado em 2003 pelo ex-Presidente Lula, o governo da presidenta Dilma trabalha numa perspectiva para além da desoneração. Não basta apenas desonerar, baixar os juros e controlar o câmbio e a inflação. É preciso, em ação subsequente e que já está em implantação, investir em educação, ciência e tecnologia e inovação com o objetivo de qualificar o trabalho e a produção”, enfatizou o deputado Décio Lima.
Gizele Benitz