O deputado Décio Lima (PT-SC) elogiou em pronunciamento no plenário anúncio recente da presidenta Dilma Rousseff de que, vencido o combate à miséria absoluta, os programas e ações do governo federal terão como foco a busca pela competitividade. E, acrescentou, uma das frentes de batalha para aumentar a competitividade da economia brasileira passa pelo investimento maciço em educação.
“A presidenta Dilma está convencida de que esse tipo de investimento é o único que permite um ganho permanente, irreversível e que atende às necessidades sociais e de competitividade que o país precisa”, avaliou o petista.
De acordo com o parlamentar, a presidenta Dilma afirma que “as próximas gerações encontrarão um país rico, de classe média e com uma educação de alta qualidade”. Décio Lima citou os investimentos que o governo Dilma já tem feito no setor. Entre eles, o Programa Universidade para Todos (Prouni), a ampliação das escolas técnicas, a criação de universidades e de novos campi.
O Ministério da Educação, acrescentou o deputado Décio Lima, está entrando com R$ 8 bilhões para formação de alunos nas escolas técnicas federais, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Todas essas ações foram empreendidas há menos de 10 anos e, infelizmente, os investimentos em Educação não oferecem retorno imediato. A demora é o preço alto que o país paga pelo descaso de sucessivos governos com a educação. Nenhum país passa imune por isso. Mas tenho certeza que o Brasil vencerá mais esse desafio”, finalizou o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara