Décio Lima elogia eficiência do setor aéreo brasileiro

janinemoraesO deputado Décio Lima (PT-SC) usou a tribuna nesta semana para rebater críticas da mídia ao setor aéreo brasileiro e para reafirmar que voar no Brasil é seguro.

 

“Essa é uma verdade que tem sido contestada por diversas matérias veiculadas nos meios de comunicação, denegrindo a imagem da Força Aérea Brasileira, além de deixar a população insegura”, lamentou. Décio Lima enfatizou que a aviação comercial, é totalmente monitorada, “e não existe, ao contrário do que se fala, nenhuma área sem cobertura de radar sobre o território brasileiro”.

O deputado citou que atualmente existem em funcionamento 170 radares de controle do espaço aéreo no País. “Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte, entre outras, onde o tráfego aéreo é mais intenso, os vôos são controlados dentro de padrões normais como ocorre em qualquer grande cidade do mundo. As normas são seguidas rigorosamente para garantir a segurança e fluidez do tráfego aéreo”, enfatizou.

Décio Lima informou ainda que estão em funcionamento também equipamentos como o Traffic Collision Avoidance System (TCAS), um instrumento que emite aviso quando outra aeronave está próxima. “Tudo para garantir a segurança do tráfego aéreo no Brasil”, acrescentou.

Outro dado citado por Décio Lima foi em relação ao número de controladores de vôo em atividade no País. Segundo ele, mais de 4.100 controladores, entre civis e militares, são responsáveis por manter a segurança dos voos no Brasil . “No total, são mais de 6.900 profissionais envolvidos diretamente no tráfego aéreo. São profissionais capacitados para garantir que o nosso espaço aéreo esteja constantemente monitorado e seguro”, concluiu.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também