Foto: Salu Parentes/PTNACÂMARA
O deputado Décio Lima (PT-SC) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (24) para uma reflexão sobre o modelo que o Brasil adotou nos últimos 12 anos, nos governos do PT e que, de acordo com ele,
“rompeu com a humilhação sob a qual milhões de brasileiros viviam, excluídos que foram da possibilidade de sequer ter um bocal de luz para iluminar a vida…”.
De acordo com Décio Lima, este modelo de desenvolvimento sustentável adotado pelo governo coloca o país “diante de um marco regulatório da nossa própria história, e, para, além disso, um marco regulatório também da história do nosso povo, um povo que, nos últimos 12 anos, se permitiu romper com a humilhação da exclusão”.
O parlamentar petista citou os programas sociais implementados pelos governos Lula e Dilma e que trouxeram benefícios para a maioria da população brasileira. “São 36 milhões de brasileiros que saíram da linha da fome e da miséria. E mais, esse modelo sustentável permitiu fazer com que 42 milhões de brasileiros acendessem à classe média. E, neste dado momento, nos permite dizer que 60% da população brasileira, hoje, pertence à classe C, com as condições mínimas de cidadania”.
Hoje, acrescentou Décio Lima, “o Brasil saiu daquele retrato da falta de competição no mundo dos negócios, no mundo das economias internacionais e passou a ser a sétima economia do mundo — e se prenuncia para os próximos três ou quatro anos, alcançarmos a quinta economia do planeta em relação à aferição do Produto Interno Bruto”.
O deputado Décio Lima também comparou o momento da economia mundial e o desempenho da economia brasileira. “Houve uma queda vertiginosa da expansão de quase todas as economias no mundo. A economia mundial, que crescia até o advento da crise internacional de 2008 e de 2009 algo na faixa de 4.1%, na média dos PIBs dos diversos países que comandam, refluiu para algo em torno de 2.9% na média dos PIBs e dos crescimentos. Enquanto isso, aqui no Brasil, superamos os reflexos e os efeitos da crise internacional, preservando o emprego e a renda do povo brasileiro, marcas fundamentais do exercício do Governo realizado e liderado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e hoje comandado pela Presidenta Dilma Rousseff”, disse.
O Brasil, disse ainda o petista, “convive nesse momento com uma das menores taxas de desemprego do planeta e do ciclo histórico brasileiro e conseguiu se superar, não obstante os aspectos e a influência da crise internacional, que levou a maior economia do mundo, a norte-americana, a ficar nesse grande período de 2008 até 2014 praticamente encalacrada”.
“Este é o Brasil que vivemos, que estamos aqui debatendo as verdadeiras questões que vão levar, com certeza, as gerações futuras a um momento muito melhor, a um País que possa, com certeza, resgatar a autoestima, principalmente com a esperança da construção de um modelo que está dando certo e que foi inaugurado em 2003 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, finalizou o deputado Décio Lima.
Gizele Benitz