O deputado Décio Lima (PT-SC) registrou, em plenário, dados do relatório O Mundo do Trabalho 2013, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e que cita o Brasil como um exemplo de que investimento produtivo, salário mínimo e proteção social podem fortalecer o crescimento da economia. O documento, divulgado nesta semana, aponta evolução das taxas de emprego em países emergentes e, ao mesmo tempo, problemas em países ricos.
“O relatório cita o Brasil não só pela quantidade de empregos, mas também pela efetiva melhoria dos salários brasileiros. Isso revela um modelo de economia sustentável, com efetiva distribuição de riqueza, que o Brasil hoje está vivendo fruto das políticas públicas adotadas pelos governos do PT”, afirmou Décio Lima.
Diferente do que acontece na Europa, acrescentou o deputado Décio Lima, onde se registra um contingente de mais de 26 milhões de desempregados, o documento da OIT atribui o êxito brasileiro a um salário mínimo nacional “mais robusto” e ao programa Bolsa Família. “Segundo o relatório, são duas das medidas mais capazes de explicar a redução da pobreza, o que tem alimentado a máquina econômica do País”, disse o parlamentar petista.
Gizele Benitz