Décio Lima alerta para impacto da violência entre os jovens

decio lima1706_D1O deputado Décio Lima (PT-SC) , em discurso, alertou que os jovens têm sido as principais vítimas da violência no País. “Os jovens são os principais atores e vítimas dessa realidade, é nessa faixa etária que duas em cada três mortes ocorrem, ocasionadas por homicídio, suicídio ou acidente de trânsito” disse.

O deputado disse que as políticas públicas desenvolvidas a partir de 2003, com o governo Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiram estancar o alto crescimento dos índices de violência homicida, que vinham numa curva ascendente desde 1980. Entretanto, ele frisou que os índices continuam muito elevados, se comparados a outros países.

O parlamentar observou que há iniciativas em curso, envolvendo governo e sociedade. “Iniciativas repressivas, como a retomada de territórios dominados pela criminalidade, articulação das estruturas da segurança pública e campanhas de desarmamento conseguiram estagnar os níveis de violência homicida bem como as propostas alternativas às drogas, à exclusão educacional e cultura fizeram os índices retrocederem de forma significativa” disse Décio Lima.

Um dos problemas, segundo o petista, foi o aumento da violência no trânsito. Ele observou que o número de mortes ocasionadas no trânsito retornou ao patamar anterior à edição do Código de trânsito de 1997. O número de suicídios também continua alto.

Situação instável – O deputado disse que dados de pesquisa oficial apontam que a situação de equilíbrio é instável. Enquanto há avanços da contenção da violência homicida, existem fortes crescimentos em outras áreas, um movimento rumo às cidades do interior ou até mesmo nos Estados de baixo ou médio potencial. Para ele, a busca de equilíbrio vai exigir esforços redobrados dos três níveis de governos e da

Michelle Rocha, estagiária de jornalismo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também