Debate sobre royalties deve considerar risco de estados produtores, diz Benedita

Benedita_SA deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou em discurso na Câmara, nesta terça-feira (22), que o vazamento de petróleo no Campo de Frade, na bacia de Campos, mostra os riscos que os estados produtores estão sujeitos com a extração do mineral.

Preocupada com a situação, a parlamentar afirmou que esse fato é mais um elemento que deve ser considerado na discussão da partilha dos royalties.

“Esse desastre ambiental deixa claro os riscos que os estados produtores correm com a exploração de petróleo. É justo, portanto, que estados como o Rio de Janeiro e Espírito Santo, recebam uma compensação maior em royalties para cobrir possíveis prejuízos”, defendeu Benedita. A deputada defendeu que o Congresso cumpra o acordo firmado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os estados produtores para a partilha dos royalties.

De acordo com a parlamentar, além dos danos ambientais, acidentes como esse, no Rio de Janeiro, podem afetar a indústria da pesca e do turismo no estado. Outro argumento usado pela parlamentar para justificar mais recursos para os estados produtores, é que esses entes já assumiram gastos futuros, que não podem ser descumpridos, contando com os recursos advindos dos royalties da extração de petróleo.

Acusação– Sobre o vazamento na Bacia de Campos, Benedita da Silva disse que a petroleira americana Chevron, exploradora do Campo, agiu com incompetência e má fé. “Inicialmente, o vazamento foi noticiado pela empresa como um acidente natural e ainda informaram que havia uma frota de 18 navios agindo na área. Tudo invenção: segundo a Polícia Federal, o acidente foi provocado pela empresa, e informações dão conta de que o vazamento é dez vezes maior do que o anunciado e de que havia apenas um navio combatendo a poluição”, destacou.

A parlamentar fez questão de parabenizar a presidenta Dilma, que determinou medidas enérgicas, como a convocação da Polícia Federal, para investigar o caso. Benedita da Silva também elogiou a atuação de blogueiros que, segundo ela, desmontaram as falsas informações e fotos divulgadas pela Chevron, para explicar o acidente. A deputada enalteceu o trabalho da Petrobras, que tem prestado auxílio técnico à empresa norte-americana.

O vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro, foi detectado no último dia 8, quando funcionários da Petrobras avisaram à Chevron sobre uma mancha de óleo no mar.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também