Debate na Câmara mostra avanços do Plano Brasil Agroecológico

Luci01072014

  • Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Representantes da sociedade civil e do governo que participaram da audiência pública sobre o Plano Brasil Agroecológico foram taxativos em ressaltar a importância da instituição dessa medida para os consumidores brasileiros. “É importante divulgar, valorizar e mostrar em que dimensão estamos tocando esse projeto no Brasil”, observou a deputada Luci Choinacki (PT-SC), coordenadora da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica e propositora do debate que aconteceu na Câmara nesta terça-feira (1).

A petista lembrou que essa politica, embora necessária, não era aplicada anos atrás. “Antes não havia linhas de crédito para agroecologia, não tinha pesquisa e não tinha como fazer financiamento de sementes. Hoje temos créditos para sementes, adubos orgânicos e agroecológico nas lavoras”, destacou Luci.

A deputada salientou que uma das surpresas “extraordinárias” do programa foi que várias universidades do País passaram a adotar em seus currículos o curso de agroecologia. Além disso, ela destacou que as escolas técnicas, por meio do Pronatec, começaram a  formar jovens técnicos para dar assistência ao meio rural nesse quesito.

“Isso é extraordinário porque há pouco tempo não se preparava ninguém para a agroecologia, para produzir alimento sem veneno. Os jovens saiam das universidades preparados para cultivar com veneno”, lamentou Luci Choinacki.

Na mesma linha, o deputado Padre João (PT-MG), um dos debatedores e presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional ressaltou que, ainda que tardiamente, o Brasil tem a comemorar. Ele questionou o modelo que avançou no País nas décadas de 70 e 80. Para ele, foi preciso sensibilidade para romper com o modelo aplicado nesses períodos.

“Hoje temos o que comemorar. Foi preciso a sensibilidade de uma mulher para propor um plano como o Plano Brasil Agroecológico. Os gritos de indignação, de esperança e sonho já vinham de muito tempo, mas não tinha eco nos governos anteriores”, lembrou Padre João. Para ele, “a diferença agora é a política do governo de avançar e levar aos indígenas, quilombolas, extrativistas, assentados, raizeiros, esse grande suporte. Ou seja, além da semente, dar assistência técnica e acesso ao crédito”.

Para Generosa de Oliveira, representante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Selvino Heck, secretário-executivo da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Plano é fruto de interação entre governo e a sociedade civil organizada.

“É um plano que construímos com ampla participação social. É um grande mérito e o governo soube acolher os anseios da sociedade por uma agricultura limpa e sustentável”, afirmou Generosa de Oliveira.

Lançamento – O representante da Embrapa no debate, Waldyr Stumpf Júnior, aproveitou a exposição sobre o tema para fazer o lançamento do livro “Soluções Tecnológicas e Inovações”. A publicação faz parte das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, comemorado agora em 2014.

Benildes Rodrigues

 Ouça a Deputada Luci Choinacki na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo