Debate na Câmara aponta para necessidade de integração entre ensinos técnico e médio

GivaldoV Gustavo

Especialistas, estudantes e parlamentares reconheceram a necessidade de se integrar o ensino técnico profissional ao ensino médio como forma de oferecer mais opções de futuro aos jovens brasileiros. A constatação ocorreu durante audiência pública realizada na Comissão de Educação da Câmara nesta quinta-feira (5), para debater o diagnóstico e as perspectivas da Educação Técnica e Profissional no Brasil. O evento foi proposto pelo presidente da Subcomissão de Educação e Formação Profissional do colegiado, deputado Givaldo Vieira (PT-ES).

Durante o debate, o autor do requerimento que viabilizou a audiência disse que apesar dos avanços experimentados pelo avanço do ensino técnico e profissional no Brasil nos últimos 13 anos ainda é necessário integra-lo ao ensino médio.

“Grande parte dos estudantes não chega ao ensino superior, ou acaba ficando pelo ensino médio porque não o acham atrativo. Nosso País é promissor, mas necessitamos de mão de obra qualificada para dar condições dignas de vida ao povo brasileiro. Temos que superar essa visão equivocada que existe no Brasil de que o ensino técnico profissional é menos dignificante do que o ensino superior”, afirmou Vieira.

Nesse intuito, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, destacou que o governo federal já estuda formas de integrar o ensino técnico profissional ao ensino médio.

“Já existe base jurídica para essa integração. Nosso desafio agora é implementar um sistema onde o estudante possa optar pelo currículo que deseja no ensino médio, inclusive, no âmbito do ensino técnico profissional”, ressaltou.

Nesse modelo, segundo ele, o estudante poderia escolher a base curricular que deseja aprender de acordo com uma área especifica. Como exemplo, o representante do MEC disse que essa base curricular de uma área poderia ser aproveitada em cursos de tecnólogos de nível superior.

Autor de quatro livros sobre o tema, e professor da Universidade Católica de Brasília, Cândido Alberto Gomes concordou com o argumento da valorização do ensino técnico profissional por intermédio da integração ao ensino médio.

“Mesmo em Países como a Finlândia, onde 50% dos estudantes optam pela formação técnica, existe a percepção de que sem uma política contínua para atrair os estudantes o percentual pode cair”, ressaltou.

Entre os atrativos, o especialista disse que além da integração com o ensino médio, quatro pontos são fundamentais para aumentar o interesse pelo ensino técnico profissional. Entre eles, citou a qualidade das instalações físicas, oferta de cursos de acordo com a demanda do mercado, melhoria da educação fundamental e o aprendizado na prática.

Avanços- Além dos desafios propostos, o representante do MEC lembrou que muito já foi feito nos últimos anos. Apenas nos últimos 10 anos, Marcelo Feres informou que as matrículas no ensino técnico e profissional público dobraram; o número de Institutos Federais de Ensino passaram de 140 para 570 unidades em todo o País, e foi criado o maior programa do mundo de qualificação da mão de obra, o Pronatec.

“E o novo Plano Nacional de Educação também nos impõe a meta de triplicarmos, até 2024, as vagas no ensino técnico profissional. Temos o desafio de tornar esse caminho natural para os estudantes, e não como uma segunda opção de quem não conseguiu acessar o ensino superior”, disse Feres.

Também participou do debate o professor-doutor do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Simon Schwartzman.
Os deputados petistas Ana Perugini (SP), Angelim (AC), João Daniel (SE), Reginaldo Lopes (MG) e Ságuas Moraes (MT) também compareceram a reunião.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100