“A Mídia e o Poder – A Reforma da Previdência” foi o tema do debate organizado pela Liderança da Minoria da Câmara, nesta terça-feira (2). Convidado para debater o tema, o jornalista Bob Fernandes citou a ausência de pluralidade na cobertura jornalística das reformas apresentadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer. O evento foi presidido pelo líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).
“Quem é a favor da Reforma da Previdência, ou a favor da Reforma Trabalhista tem a maioria das vozes ao seu lado. Não há pluralidade nesse debate como se pode ver nas manchetes do jornal, do telejornal”, analisou o jornalista a cobertura da grande mídia.
Observou Bob Fernandes que esse fato seria sido evitado se os governantes tivessem promovido a regulação econômica da mídia. “Como o Brasil, independentemente de não ter feito, não discutiu uma regulação econômica da mídia, o que se tem nesse momento são os interesses comuns se congregando para jogar os jogos. O que se está vendo agora é a conta disso”. Ele lamentou a narrativa hegemônica daqueles que tem induzido a sociedade a não fazer uma cobertura em que todas as opiniões fossem ouvidas.
O vice-líder da Minoria, deputado Enio Verri (PT-PR), um dos apoiadores do debate, abordou a relação próxima entre a mídia e o setor econômico nacional e internacional. “Se pegarmos a Terceirização, a Reforma Trabalhista e, agora, a Previdência – esses três grandes projetos, dois deles já aprovados aqui na Câmara – veremos que eles são altamente interessantes ao mercado financeiro, ao mercado especulativo e a mídia os defende sem nenhuma vergonha, sem nenhum pudor”, denunciou. “Então, fica clara a grande aliança que existe desse governo golpista com a grande mídia, com o capital financeiro e como capital internacional”, afirmou Enio Verri.
Benildes Rodrigues