Primeira mulher negra eleita deputada federal pelo PT de Minas Gerais, Dandara Tonantzin é pedagoga, mestra em educação e militante do movimento negro. Iniciou sua trajetória política ainda no ensino médio, quando começou a se engajar politicamente refundando o grêmio e lutando contra o aumento da passagem de ônibus.
Ingressou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aos 16 anos como cotista no curso de pedagogia. Depois, fez o mestrado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dandara foi presidente do Diretório Acadêmico do curso, coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE–UFU), diretora de políticas educacionais da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG). Também atuou como militante do Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e exerceu a função de conselheira do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR).
Nas eleições de 2020, foi a vereadora com o maior número de votos na cidade de Uberlândia. Agora, assume seu 1º mandato de deputada federal após ter sido eleita com 86.034 votos em 2022.
DANDARA TONANTZIN SILVA CASTRO
Nascimento: 23/01/1994
Naturalidade: Gurinhatã, MG
Profissões: Pedagoga
Gabinete 233 – Anexo IV
(61) 3215-5233
https://twitter.com/todandara
https://www.facebook.com/todandara/
https://www.instagram.com/todandara/