CUT fará vigília no Congresso para pedir redução da jornada de trabalho

guiA CUT e mais cinco centrais sindicais vão realizar uma vigília no interior do Congresso Nacional, no próximo dia 2 de fevereiro, pela redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas e reajuste das horas extras em 75% a mais que a hora normal.

O dia 2 de fevereiro foi escolhido por representar a volta das atividades no Congresso Nacional. Além da redução da jornada, as centrais também irão pedir a inclusão na pauta da Casa do PL 01/07, que efetiva a política de valorização do salário mínimo e a provação dos projetos sobre o novo marco regulatório para o pré-sal. Também constam da lista de propostas prioritárias dos sindicalistas a PEC 438/01 do trabalho escravo, o projeto que prevê a atualização dos índices de produtividade da terra, a ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT e a aprovação do PL sobre a regulamentação da terceirização e combate à precarização nas relações de trabalho e redução da jornada sem redução do salário.

A mobilização, na avaliação dos deputados Fernando Nascimento (PT-PE) e José Guimarães (PT-CE), deverão surtir efeitos favoráveis. A expectativa, segundo os petistas, é de que a matéria seja aprovada ainda em 2010. “A CUT esta mobilizando todos os seus 310 sindicados espalhados pelo país. Todos os trabalhadores o país aguardam esse projeto. Dede 1988 que não se mexe na carga horária de trabalho brasileira. Acredito que teremos êxodo ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou o deputado Fernando Nascimento.

O petista aposta em um grande ganho, tanto para o trabalhador quanto para o empresariado, com a redução da jornada. “Vários empresários já tem consciência de que isso trazer mais recursos para o próprio mercado interno. Vai ser bom para País, para o trabalhador e para o empresariado”, disse. O parlamentar lembrou que há última redução da jornada de trabalho brasileira, ocorreu somente em 1988. A expectativa, segundo ele, é de que seja gerados cerca de 2,2 milhões de novos postos de trabalho com a redução da jornada sem redução de salários.

Mobilização – O deputado José Guimarães, vice-líder da bancada petista, adiantou que o tema também está entre as prioridades do partido. “No dia 2 de fevereiro vamos fazer uma reunião da coordenação da bancada, e com certeza a proposta de redução da jornada será incluída entre as prioridades para 2010. Também vamos trabalhar pesado para concluir a aprovação dos projetos do Pré-sal, que são fundamentais para a valorização das riquezas naturais do País”, afirmou.

Guimarães admite que a proposta de redução da jornada é polêmica, mas lembrou que uma democracia se constrói através do debate. “O fato de ser polêmica, não significa que não pode ir a voto. Foi uma matéria aprovada por unanimidade na comissão especial e das demais comissões da Câmara. Com certeza também será aprovada no Plenário”, afirmou.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100