A III Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América do Sul e de Países Árabes (Aspa), que será realizada no próximo dia 16 fevereiro, marcará o início da agenda internacional da presidenta Dilma Rousseff. A cúpula, que acontece em Lima, no Peru, é um mecanismo de cooperação interregional e um fórum de coordenação política cujo objetivo é aproximar os líderes das duas regiões – nas áreas política, econômica e cultural.
O encontro será uma oportunidade de contato da presidenta com líderes da América Latina e do mundo árabe, afirmou o embaixador Antonio de Aguiar Patriota, em seu discurso de posse como ministro de Relações Exteriores do Brasil. Na ocasião, ele informou que haverá um compromisso de intensificar a “cooperação e o diálogo com o continente-irmão”.
O pensamento de Patriota em defesa do multilateralismo vem sendo explicitado desde que assumiu a assumiu Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores, quando afirmou que, como consequência indireta da crise econômica que abalou o mundo em 2008, vivemos a era do fim dos dogmas.
“Neste mundo mais pluralista, o Brasil se situa na vanguarda dos acontecimentos, demonstrando capacidade de promover novas sínteses e evitar falsas opções. É assim que temos sido capazes de conjugar crescimento econômico e distribuição de renda, fortalecimento do Estado e aprimoramento da economia de mercado, aprofundamento de nossas raízes democráticas e abertura para o mundo”, disse Patriota naquela ocasião.
Portal Brasil