Criação de empregos aponta para expansão da economia ainda este ano, diz Guimarães

JoseGuimaraes pBrMaiorO vice-líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), comemorou nesta terça-feira (24) os dados positivos sobre a criação de empregos no primeiro semestre deste ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem (23), o Brasil criou no período 1.047.914 novos postos de trabalho formais.

Segundo o vice-líder do governo, a análise desse dado atesta a solidez da economia brasileira na atual conjuntura econômica mundial.  

“No atual cenário de crise econômica que assola grande parte do mundo, mas principalmente os Estados Unidos, a Europa e até mesmo países emergentes, a criação de mais de um milhão de empregos no primeiro semestre é sinal de que o Brasil, já a partir do segundo semestre, deverá retomar o crescimento dos últimos anos. E isso virá acompanhado de forte expansão na geração de empregos”, afirmou Guimarães.

Ainda de acordo com José Guimarães, o governo da presidenta Dilma “tem feito todos os esforços nesse sentido”, e o próprio Banco Central já aponta esse caminho. Segundo ele, “apenas os agourentos de plantão não acreditam nessa hipótese, porque torcem para que a crise se instale definitivamente no país”, acusou o vice-líder.

Em discurso realizado ontem (23), no lançamento das novas cédulas de  R$ 10 e  R$ 20, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a expectativa de analistas do mercado é de que “no final de 2012 e início de 2013 o Brasil crescerá em torno de 4% em termos anualizados”. Ainda de acordo com esses analistas, segundo ele, essa taxa deve crescer acima de 4,5% no primeiro semestre de 2013, na comparação com igual período de 2012.

Fatores – Entre os principais fatores que devem influenciar a retomada do crescimento, Tombini destacou a renda e o emprego. “Esses fundamentos sólidos garantem a sustentação da demanda doméstica. A economia continua gerando empregos e ampliando a renda do trabalhador”, afirmou.  Dados do BC indicam que a renda dos trabalhadores cresceu 3,2% nos últimos doze meses, entre outros fatores, em virtude da queda da inflação. Já a massa salarial real cresceu 5,1% no mesmo período.

Ações – O presidente do BC apontou ainda outras medidas adotadas pelo governo, “cujos efeitos ainda não se manifestaram plenamente”, mas que devem contribuir para acelerar o crescimento do País. Entre elas estão à redução da taxa básica de juros, e medidas de âmbito fiscal, como as iniciativas voltadas à desoneração do custo de produção e de estímulo ao investimento.

 Héber Carvalho com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo