CPMI do Metrô pode eleger presidente na terça-feira

renatosimoesdrrosinha

Foto: Salu Parente

Depois da manobra da oposição para assumir a presidência da CPMI do Metrô durante a instalação do colegiado no início de agosto, a comissão finalmente deverá definir na próxima terça-feira (2) os nomes do presidente e do vice-presidente que vão conduzir os trabalhos de investigação. O objetivo é apurar o cartel que envolve a atuação de multinacionais no estado de São Paulo durante governos seguidos do PSDB. O esquema – descoberto graças à Justiça da Suíça – teria desviado, para subornos, mais de R$ 500 milhões de obras públicas e de serviços do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Na reunião de instalação, realizada dia 6 de agosto, a oposição usou de todas as artimanhas para impedir o início dos trabalhos. Inicialmente, tentou evitar quórum para abertura da reunião, presidida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em função de ele ser o parlamentar há mais tempo no Congresso dentre os integrantes da comissão. Na ocasião, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sequer assinou a ata de presença da sessão, embora fosse o tucano mais ativo na tentativa de sabotar o início dos trabalhos da CPMI.

Sem sucesso na estratégia de evitar o quórum, a oposição partiu para o segundo ataque. Numa atitude de total desrespeito à prerrogativa de as maiores bancadas do Congresso indicarem seus nomes para a presidência e a relatoria de CPIs, o deputado Fernando Francischini (SDD-PR) apresentou candidatura à presidência do colegiado. Importante destacar que o deputado paranaense iniciou a atual legislatura pelo PSDB, mas deixou a legenda para criar o Partido Ecológico Nacional (PEN) e, em 2013, migrou para o recém-criado Solidariedade, que é aliado do PSDB no Paraná.

“A instalação da CPMI é uma conquista muito importante, já que o Congresso Nacional poderá dar uma satisfação à população de São Paulo sobre os atos de corrupção no governo tucano”, comemorou o deputado Renato Simões (PT-SP) O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos autores do requerimento que propôs a criação da CPMI, também comemorou a instalação do colegiado. “É fundamental para que possamos desvendar esse grande esquema de corrupção existente no governo de São Paulo há mais de quinze anos e que desviou recursos públicos que deveriam ter sido destinados à melhoria dos serviços do Metrô e da CPTM”, disse.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex