CPI da Covid avança sobre relatório fake de auditor e gabinete paralelo

Foto: Agência Senado
Comissão prevê, para esta semana, audiências com o empresário Carlos Wizard, integrante do gabinete paralelo, e o auditor do TCU Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques.

A CPI da Covid agendou para esta semana depoimentos fundamentais para que se compreenda melhor alguns dos episódios mais escandalosos da gestão que Jair Bolsonaro fez da pandemia.

Na terça-feira (15), os senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito poderão obter mais informações sobre o que ocorreu no Amazonas, onde pacientes morreram por falta de oxigênio nos hospitais após omissão do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e existem vários indícios da implementação da chamada imunidade de rebanho por contaminação. Para este dia, foi agendada para às 9h audiência com o ex-secretário estadual de Saúde Marcellus Campelo.

Os depoimentos seguem na quarta-feira (16), com a presença do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, afastado por um impeachment e sobre o qual recaem suspeitas de compras irregulares durante a pandemia. Witzel pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para comparecer à CPI sob o status de convidado e não de testemunha, para que possa permanecer em silêncio caso seja questionado sobre tais suspeitas.

Wizard e Alexandre Marques

Para a quinta-feira (17), foram agendados dois depoimentos que podem ajudar muito a esclarecer como funciona o gabinete paralelo criado por Bolsonaro para fazer a gestão da pandemia e o uso da máquina pública para produzir narrativas falsas que favoreçam o governo Bolsonaro.

Nesse dia, o primeiro convocado é o empresário Carlos Wizard, que, segundo mostram documentos obtidos pela CPI, é um dos integrantes do gabinete paralelo (veja vídeo abaixo). Wizard defendeu publicamente o chamado tratamento precoce e o uso da cloroquina contra a Covid-19, além de ter sido cogitado para um cargo no Ministério da Saúde. O empresário não respondeu às intimações da CPI, o que levou o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), a afirmar que poderá intimá-lo coercitivamente a comparecer à comissão.

O colegiado espera ouvir, também na quinta-feira, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele é autor de um relatório paralelo criado com o intuito de ajudar o governo Bolsonaro a questionar o total de mortos por Covid-19 no Brasil. O episódio é mais uma mostra de como o bolsonarismo tem se infiltrado em órgãos públicos para defender o governo, muitas vezes por meio de fake news disfarçadas de documentos oficiais.

A semana da CPI se encerrará, na sexta-feira (18), com o depoimento dos médicos Ricardo Dimas Zimmermann e Francisco Eduardo Cardoso Alves. A tvPT fará coberturas ao vivo de todas as audiências, que poderão ser assistidas aqui no site.

PTNacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex