O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe, nesta quarta-feira (19), à CPI da Covid-19. A sessão está marcada para as 9h, e a TVPT apresenta uma cobertura completa, que conta, além da transmissão ao vivo do depoimento, com comentários e análises de especialistas e parlamentares. Para assistir, basta clicar no vídeo abaixo. Quem preferir, pode acompanhar pela Rádio PT.
Inicialmente, Pazuello falaria à CPI no último dia 5. Ele, no entanto, afirmou que não compareceria porque havia tido contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19 e poderia ter sido infectado. Soube-se pela imprensa, porém, que o general decidiu não comparecer após, literalmente, tremer de medo durante um treinamento que recebeu sobre como responder às perguntas dos senadores.
Pazuello vai à CPI acompanhado de advogados e protegido por um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. O HC dá a ele o direito de ficar calado para não se autoincriminar, uma vez que responde a um processo do Ministério Público Federal por omissão na crise de oxigênio em Manaus e é alvo de uma investigação do Supremo sobre sua gestão no ministério.
Mesmo assim, os senadores esperam obter informações com o general e o questionarão sobre a atuação de outros membros do governo federal e os resultados de sua gestão à frente do Ministério da Saúde. Pazuello ficou à frente da pasta, primeiro como ministro interino, depois efetivo, de maio de 2020 a março de 2021.
Nesses 10 meses, o Brasil viu o número de mortos saltar de 15 mil para mais de 280 mil, enquanto o governo ignorava a oferta de vacinas, se omitia em crises como a de falta de oxigênio em Manaus e insistia em defender o tratamento precoce à base de hidroxicloroquina e outras drogas sem eficácia comprovada contra a Covid-19.
Redação da Agência PT