O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) protocolou requerimento na Câmara dos Deputados pedindo esclarecimentos ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre a aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida. O exame tem o objetivo de verificar o conhecimento e as competências de médicos formados em universidades do exterior.
“No Brasil já temos uma grande carência de profissionais da saúde para atender a população e, com o Coronavírus ameaçando nossa população, a demanda brasileira aumentou muito e faz-se necessário suprir essa lacuna de médicos que possam atuar na prevenção, no combate e no tratamento da nova doença no País”, argumentou Zeca Dirceu.
O parlamentar lembra ainda que foi anunciado pelo Ministério da Educação, em novembro de 2019, a aplicação de duas provas por ano, a partir de 2020, para atender a demanda de aproximadamente 15 mil médicos que aguardam o Revalida desde 2017 para revalidar os diplomas de medicina.
“Hoje são mais de 700 municípios que não tem sequer um médico para atender a comunidade. Precisamos de mais médicos e o Revalida é um caminho. São médicos brasileiros formados no exterior e que estão impedidos de exercer a medicina e ajudar a salvar vidas”, enfatizou Zeca Dirceu. Ele acrescentou que o coronavírus está se espalhando com uma velocidade considerável, ameaçando a vida da população. “Esse esforço conjunto é necessário para resolvermos o problema da saúde no Brasil”, defendeu.
Nas últimas semanas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo coronavírus como pandemia, devido ao número considerável de casos e a disseminação global. Segundo a OMS, são mais de 120 mil infectados em 144 países. No Brasil, a primeira morte por coronavírus foi confirmada na última terça-feira (18).
Leia aqui o documento da íntegra:
Assessoria Parlamentar