COP 29: Alckmin entrega meta climática do Brasil e destaca rigor no cumprimento

Vice-presidente Geraldo Alckmin concede entrevista ao lado da ministra do Meio Amboente, Marina Silva. Crédito: Cadu Gomes

Na 29ª Conferência do Clima da ONU, no Azerbaijão, vice-presidente falou sobre o compromisso do Brasil de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 67% até 2035, na comparação com os níveis de 2005

Líder da delegação brasileira na 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-29), que acontece em Baku, no Azerbaijão, o vice-presidente Geraldo Alckmin reafirmou, na quarta-feira (13), a determinação do Brasil em cumprir com rigor os seus compromissos climáticos.

O vice-presidente falou aos jornalistas após o governo brasileiro formalizar a entrega da nova Contribuição Nacional Determinada (NDC, na sigla em inglês) do país para o Acordo do Clima de Paris.

Mais ambiciosa, a nova NDC amplia de 59% para 67% a meta de redução nas emissões de gases de efeito estufa até 2035, na comparação com os níveis de 2005.

Leia maisGoverno Lula reduz desmatamento na Amazônia e no Cerrado

“A meta é ambiciosa, certamente, mas também factível. Para isso, entretanto, precisamos juntos assegurar as condições e meios de implementação adequados. Nossa NDC [Contribuição Nacionalmente Determinada] é muito mais que simplesmente uma meta de reduções para 2035. Ela reflete a visão de um País que se volta para o futuro e que está determinado a ser protagonista da nova economia global com energias renováveis, combate à desigualdade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, disse Alckmin.

Compromisso reforçado

A meta anunciada significa a reafirmação do compromisso do Brasil com desenvolvimento sustentável, preocupado em assegurar equilíbrio entre crescimento e responsabilidade ambiental. “Nossa NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) – sigla em inglês – é mais que uma simples meta; ela reflete a visão de um país que se volta para o futuro”, observou o líder da delegação brasileira na COP-29.

Alckmin disse ainda que a Conferência deve ter como objetivo definir um novo formato de financiamento climático, que para ele deve ser “ambicioso, de modo a limitar o aumento da temperatura global a 1,5º graus Celsius”. E observou o “desafio em finalizar as negociações do mercado de carbono e orientar rumos frente aos compromissos históricos da COP-28, em especial sobre energia e florestas.”

Preservação da floresta e segurança alimentar

O vice-presidente do Brasil informou ainda que o governo planeja recompor áreas destruídas da floresta amazônica com recursos do Fundo Amazônia e do Fundo do Clima. E destacou: “tivemos antes uma omissão frente ao desmatamento; e no governo do presidente Lula temos um trabalho permanente para reduzir o desmatamento.”

Leia mais: AGU anuncia tolerância zero contra crimes ambientais

Enfático, Alckmin destacou que “o Brasil é reconhecido como uma potência ambiental e também líder na segurança alimentar” e afirmou: “temos a maior floresta tropical do mundo, temos matriz energética mais limpa entre as grandes economias, uma agricultura eficiente e verde e, sobretudo, consciência e comprometimento de que só há um futuro se for sustentável.”

Geraldo Alckminin encerrou seu discurso com a lembrança de que o Brasil vai sediar a próxima Conferência do Clima, quando aproveitou a oportunidade para convidar a todos a participarem da COP-30, em 2025, em Belém do Pará. Enfatizou, então, que “o sucesso da COP-29 é parte fundamental para o êxito da seguinte em nosso país e também para a resposta global à mudança do clima”.

Na COP-29, acompanhado das ministras Marina Silva (MMA), Sonia Guajajara (MPI) e dos Ministros Renan Filho (Transportes) e Paulo Teixeira (MDA), Geraldo Alckmin participou também da inauguração do Pavilhão Brasil na Conferência, organizado pela Apex, com o Governo Federal. O Plano de Transformação Ecológica e Plano Clima norteiam os nove dias de painéis e eventos.

Leia mais – Efeito Lula: desmatamento na Mata Atlântica registra queda de 27% em um ano

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100