Convênio garante laboratório de biogás, diz Deputado Bohn Gass

bohn gass1105_D2Por sugestão do deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está firmando um convênio com o Centro de Estudos de Biogás da Usina Itaipu Binacional para viabilizar a produção de biogás por agricultores familiares das regiões Grande Santa Rosa, Missões e Noroeste Colonial.

Esta semana, Bohn Gass reuniu-se com o Diretor do Campus Cerro Largo da UFFS, Antonio Andrioli, e foi informado de que as tratativas com o Centro de Itaipu já garantiram a implantação, no Rio Grande do Sul, de um laboratório de análises de biogás, cursos de capacitação para técnicos e agricultores familiares gaúchos visando a disseminação de pequenas usinas no Estado.

Segundo Bohn Gass, os dejetos de suínos, aves e outros animais que, normalmente, são um problema para a agricultura e o meio ambiente, podem se transformar em fonte de renda. “Estes dejetos, quando depositados em compartimentos fechados, produzem gás metano, um combustível que pode alimentar, por exemplo, centrais elétricas. No Paraná, os agricultores familiares se reuniram e formaram condomínios de agroenergia. Com isso, ao invés de meros consumidores, eles passaram à condição de produtores de energia. E ganham por isso.”

Desde que visitou a experiência paranaense a convite da Usina Itaipu Binacional, o deputado Bohn Gass vem trabalhando para que o modelo possa ser implantado no Rio Grande do Sul. O primeiro passo foi a busca pelo envolvimento da UFFS que já resultou num convênio a ser assinado em breve.

Também um seminário que reúna técnicos de Itaipu, da UFFS e, ainda, organismos do Governo do Estado e agricultores familiares, está sendo programado para o mês de agosto. “E já mantive contato com o pessoal da Eletrobras, em Brasília, que demonstrou todo o interesse em participar de um projeto de geração de biogás no Rio Grande do Sul. Tanto mais parceiros pudermos envolver, maior será a chance de produzirmos, no Estado, uma fonte alternativa de energia que, além de ser menos poluente, resolve problemas ambientais e ainda gera renda para os agricultores familiares. Não desisto até ver esta experiência ganha forma por aqui”, finaliza Bohn Gass.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também