Controle da inflação e do câmbio é prioridade da área econômica do governo, diz ministra

MiriamBelchiorA ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse nesta terça-feira (26) que as principais metas do governo para este ano são conter a inflação, combater a valorização do câmbio e consolidar as contas fiscais.

Segundo a ministra, que participou de audiência na Comissão Mista de Orçamento na Câmara, o aumento da inflação é um fenômeno mundial, mas que o Brasil, em termos percentuais, tem apresentando resultados melhores do que países como a China.

Segundo a ministra, a inflação brasileira em 2010 ficou em 5,2% com perspectiva de fechar o ano de 2011 em 6,3%. Já a China, que fechou 2010 em 2,4, deverá finalizar o ano de 2011 em 5,4%. “Essa é uma inflação de caráter internacional. Por esse caráter, ela depende de medidas internacionais. Mas aqui no Brasil estamos utilizando a diversas armas que temos em mãos, monetárias e fiscais”, afirmou. Países desenvolvidos como o Canadá, que teve inflação de 1,4% em 2010, também deverá fechar 2011 em 3,3%.

A ministra reafirmou a meta do governo de preservar todos os investimentos da área social e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão, informou Belchior, é de que o país continue gerando empregos e crescendo em ritmo mais acelerado que a média dos oito anos do governo Lula (4,5). “Estamos no caminho certo. Não vamos interromper o ciclo de crescimento sustentável do país”, disse. A previsão é de que a média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no governo Dilma fique na faixa de 5%.

Para o relator-geral do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), os dados apresentados pela ministra serão de grande utilidade para a construção do Orçamento da União para o próximo ano. Chinaglia ressaltou a importância do combate à inflação e parabenizou a ministra pela firmeza com a qual explanou sobre assuntos positivos e espinhosos do cenário econômico do país e do mundo. “Ficou evidente que o processo inflacionário preocupa o mundo inteiro e, consequentemente, o Brasil. Mas, por outro lado, ficou também a certeza de que o governo vem tomando as medidas necessárias para manter o controle”, ressaltou.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também