Cem mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, coordenados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4.000 Sindicatos filiados em todo o País, participaram de Mobilização Nacional em defesa da democracia, contra a reforma da Previdência Social, contra a extinção dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Previdência, e pela manutenção do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Em Brasília, 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam os dois ministérios. Nos estados, aconteceram, simultaneamente, ocupações nas agências e gerências do INSS e em superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Após participar do ato em Brasília, o coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT na Câmara, deputado João Daniel (SE), disse que apenas com a mobilização é possível combater os retrocessos nas políticas públicas e as ameaças a direitos adquiridos pelos trabalhadores do campo.
“O golpe contra a presidenta Dilma nos trouxe retrocessos como a extinção do MDA e do ministério da Previdência, e de ameaças à política de reajuste da aposentadoria rural, e de programas como da habitação rural, de aquisição de alimentos e de assistência técnica. Por isso vejo com bons olhos essa mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, sob o comando da Contag, que lutam para preservar a democracia, as políticas, os programas e os direitos ameaçados”, ressaltou.
Héber Carvalho com imprensa CONTAG
Foto: Manaíra Lacerda/Canal Rural