Nove governadores que integram o Consórcio Nordeste celebraram, nesta quinta-feira (29), no Recife (PE), tratados de cooperação com a Embaixada da França voltados ao meio ambiente. Após uma reunião para comemorar os dois anos de assinatura de uma carta de intenções visando ações de proteção do meio ambiente e da biodiversidade, as delegações participantes anunciaram uma declaração conjunta para selar os acordos.
O documento também detalha ações de inclusão social e desenvolvimento sustentável, além de registrar os esforços de 2019, quando a carta de intenções foi assinada pelo ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da França e os governadores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
No fim de 2019, outros protocolos de intenções foram firmados: um deles, entre o Ministério da Transição Ecológica e Solidária da República Francesa e o Consórcio Nordeste, é voltado para cooperação sobre temas relativos ao meio ambiente e às cidades sustentáveis.
O outro foi celebrado entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Estado do Piauí. “Em matéria de desenvolvimento, a AFD lançou vários projetos com o Nordeste, especialmente no que se refere a água e ao saneamento básico”, detalha a declaração divulgada hoje.
“Um financiamento de 1,5 milhão de euros será destinado a companhias do Maranhão e do Ceará para estudos e apoio técnico nesse setor”, aponta o documento. “Outras atividades de apoio técnico também foram financiadas na área do transporte, para a cidade de Teresina, e na área da sustentabilidade urbana, para o Recife”.
O governador e presidente do Consórcio Nordeste Wellignton Dias (PT-PI) festejou os avanços na agenda ambiental com governo francês. “Tratamos sobre saneamento, meio ambiente e projetos de turismo sustentável”, disse Dias, após o evento.
Segundo o governador também foi discutida uma proposta de trabalho integrado com base em projetos da Câmara Temática do Meio Ambiente do Nordeste. “Devemos celebrar as primeiras parcerias com os nove estados do Nordeste, voltado para a área do saneamento, com foco em resíduos sólidos”, anunciou.
“Os laços entre os nordestinos e os franceses são de uma riqueza imensa”, atestou a Embaixada da França, pelo Twitter. “Em 2019, nossa cooperação em prol do desenvolvimento sustentável se fortaleceu por ocasião da visita do chanceler Jean-Yves Le Drian. Hoje, estamos dando um novo passo no sentido de uma relação ainda mais forte”.
Leia abaixo a declaração conjunta na íntegra.
Redação PT na Câmara com PT Nacional