Consórcio Nordeste assina 1º contrato no país para produção de hidrogênio verde

Governadora Fátima Bezerra (ao centro), presidenta do Consórcio, durante a cerimônia de assinatura do contrato Foto: Governo do RN

O Consórcio Nordeste assinou, nesta quinta-feira (22), com a CPFL Energia e a Mizu Cimentos, o primeiro contrato para a produção de hidrogênio verde da história do país, uma iniciativa fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas. A parceria faz parte de uma estratégia conjunta de todos os estados da região e que começa pelo Rio Grande do Norte.

O contrato foi assinado em Natal pela governadora do estado e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT). Ele prevê a aplicação do hidrogênio de baixo carbono voltada à indústria do cimento, com investimentos de mais de R$ 40 milhões até 2030. Essa importante parceria se dá no contexto das celebrações dos 50 anos das relações entre Brasil e China.

Fátima enfatizou o pioneirismo potiguar no processo brasileiro de transição energética. “A partir de agora, nosso estado, e o Nordeste, se destaca como o primeiro no país a desenvolver o mercado do hidrogênio verde, contratando essa fonte de energia para a nossa indústria local”, assinalou  a governadora.

“Este é um exemplo claro de que a reindustrialização do Brasil, especialmente do Nordeste, é possível, e que o hidrogênio verde é a chave para a descarbonização da nossa economia e para o enfrentamento dos desafios climáticos que estão à nossa porta”, prosseguiu.

A assinatura do contrato ocorre 20 dias depois de o presidente Lula sancionar o Projeto de Lei (PL) 2.308/2023, marco legal na produção de hidrogênio de baixo carbono no país. O empreendimento liderado pelo governo do RN será financiado com recursos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia maisLula: transição energética é chance de o país se transformar em “celeiro renovável”

“Estamos diante de uma oportunidade histórica de transformar o Brasil em uma potência na produção e exportação de energia limpa, gerando desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e criando benefícios para o nosso povo”, exaltou a governadora.

Vanguarda

O CEO da CPFL Energia, Gustavo Estrella, avalia a iniciativa como positiva na esteira do desenvolvimento e da incorporação do hidrogênio verde à produção de cimento. “Ainda é uma tecnologia para ser desenvolvida, para ganhar competitividade, mas que é uma tecnologia que o mundo inteiro estuda e, obviamente, não ficaríamos fora”, ponderou.

“Acho que nosso desafio aqui é primeiro conhecer a tecnologia para ganharmos mais produtividade, mais eficiência e, como consequência, baixar o custo”, acrescentou Estrella.

Uma planta-piloto de produção de hidrogênio verde com energias renováveis será instalada no RN. Ela irá abastecer a fábrica de cimentos da Mizu no município de Baraúna, fronteira com o estado do Ceará (CE).

Na cerimônia de assinatura do contrato, a governadora exaltou a parceria público-privada em benefício do Brasil. “O governo dá as diretrizes e o suporte necessários, enquanto o setor privado traz a inovação, o investimento e a expertise técnica que garantem o sucesso de empreendimentos dessa magnitude”, afirmou Fátima.

“Juntos, estamos criando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento econômico, beneficiando toda a nossa gente”, concluiu a governadora.

Parceria Brasil-China

Com sede em Campinas, São Paulo, a CPFL Energia atua nos ramos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Foi fundada em 1912 por dois engenheiros da Escola Politécnica de São Paulo, Manfredo Antônio da Costa e José Balbino de Siqueira. Desde 2017, a companhia pertence à gigante chinesa State Grid, a maior empresa de energia elétrica do mundo.

Já a Mizu Cimentos integra o conglomerado Polimix, que mantém unidades de negócios espalhadas no Brasil e no exterior. A empresa é capaz de produzir 7 milhões de toneladas de cimento por ano.

PT Nacional, com informações do Governo do Rio Grande do Norte, Mizu Cimentos, Jota

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100