Conselho de Ética do Senado abre processo de cassação de Demóstenes Torres

humbertocostaAndreCFoi unânime a votação no Conselho de Ética que aprovou o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) pedindo a abertura de processo de cassação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) por quebra de decoro parlamentar. Os senadores da oposição não só apoiaram, mas elogiaram a argumentação do relator.

De nada valeu o pedido da defesa de Demóstenes, que queria mais dez dias para apresentar uma contra-argumentação ao parecer de Humberto. O presidente do Conselho, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) considerou a medida “mera tentativa de procrastinação”. O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, acompanhou a sessão, mas não falou em defesa de seu cliente.

Na semana passada, durante a leitura do relatório de Humberto Costa, o advogado do senador goiano já havia pedido mais prazo para apresentar uma nova defesa. O senador Valadares chegou a conceder dez minutos para que o advogado da defesa pudesse se manifestar. Para sua surpresa, o defensor disse que estava despreparado para fazer nova argumentação porque o relator buscou outras fontes para apontar a relação entre Demóstenes Torres e o contraventor Cachoeira.

Kakay pediu, então mais dez dias para apresentar uma nova defesa, pedido que não foi aceito. O advogado insistiu e apresentou uma representação formal com as argumentações hoje rebatidas pelo relator e novamente rejeitadas pelo presidente do Conselho.

A data para esses e outros depoimentos e a votação de requerimentos devem ser definidas numa reunião administrativa do Conselho, que acontecerá nesta quarta (9) ou, no máximo, na quinta-feira (10). Humberto sugeriu que Cachoeira seja ouvido na quinta-feira  da próxima semana (17) – dois dias após o depoimento do contraventor à CPMI.

A abertura do processo contra Demóstenes foi pedida por meio de uma representação do PSOL ao Conselho de Ética do Senado.

Liderança do PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também