Congresso vota representação brasileira no Parlasul

dr rosinha0804_D1O Congresso Nacional realiza sessão conjunta nesta terça-feira (3), às 19h, para apreciar o projeto de resolução que regulamenta a composição da nova representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Até dezembro do ano passado, quando encerraram os mandatos, o Brasil era representado no Parlasul por 18 parlamentares (9 deputados e 9 senadores).
Segundo o projeto, a Representação Brasileira passará a ser composta por 37 integrantes, sendo 27 deputados e 10 senadores, para atender ao acordo político firmado com os demais países do Mercosul. Esta será a primeira etapa para a implantação do critério de proporcionalidade, que garantirá mais assentos aos países mais populosos.

Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) “a proposta é importante porque já vem dentro dessa definição de proporcionalidade para o Parlamento do Mercosul. E com sua validade até 31 de dezembro de 2014 praticamente define a obrigatoriedade de em 2014 fazermos a eleição direta para o Parlasul”, enfatizou.

Pelo projeto de resolução os mandatos vão durar até a posse dos parlamentares brasileiros que serão eleitos diretamente para o Parlasul ou no término desta legislatura, em fevereiro de 2015, caso a eleição direta não se realize até lá.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também