Os presidentes da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney, convocaram para o dia 20 de janeiro, às 10h, reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional para discutir a adoção de providências parlamentares capazes de ajudar o Rio de Janeiro a enfrentar a destruição causada pelas chuvas.
A decisão foi tomada após a presidente Dilma Rousseff enviar ao parlamento a primeira medida provisória do seu governo (MP 522/11). Nessa iniciativa, ela liberou R$ 780 milhões em favor dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional para a execução de obras emergenciais, a maioria delas no Rio de Janeiro, onde já foram registradas mais de 500 mortes.
Formada por oito senadores e 17 deputados, a Comissão Representativa do Congresso tem a responsabilidade de deliberar sobre assuntos urgentes que requerem o exame do Legislativo durante o recesso parlamentar, que vai de 23 de dezembro a 31 de janeiro.
Fazem parte da comissão os seguintes parlamentares do PT:
Senador Eduardo Suplicy (PT-SP); deputados Eduardo Valverde (PT-RO); Fernando Marroni (PT-RS) e Marco Maia. Como suplentes: Rubens Otoni (PT-GO); Virgílio Guimarães (PT-MG) e Zezéu Ribeiro (PT-BA).
Equipe Informes com Agência Senado