Congresso homenageia 50 anos da Universidade de Brasília

O cinquentenário da Universidade de Brasília (UNB) foi comemorado em sessão solene do Congresso Nacional nesta segunda-feira  (23). O deputado Arlindo Chinaglia  (PT-SP), líder do Governo na Câmara, presente  na  cerimônia, lembrou os principais momentos da história da universidade, especialmente a época do regime militar, na qual houve demissão de professores, invasão do campus (1968) e greves (1976 e 1977).

Chinaglia ainda ressaltou a “escolha difícil” de muitos estudantes, que abdicaram de suas profissões para ingressarem na política. “Quando nos envolvemos, nos comprometemos, vamos além daquilo que imaginávamos ser possível”, disse Chinaglia.

 Ao destacar que a UnB foi a primeira universidade brasileira a adotar o sistema de cotas para negros, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a constitucionalidade da medida, em julgamento que pode ocorrer nesta semana. Para ele, a adoção do sistema de cotas foi uma atitude “revolucionária e corajosa” da universidade, que reforçou sua postura de “ter visão além de seu tempo”.

Brasília – Em outra sessão solene nesta segunda-feira (23), no plenário da Câmara,  os deputados Policarpo (PT-DF) e Erika kokai (PT-DF) homenagearam os 52 anos de Brasília completados no último sábado.

“Brasília carrega a magia de representar sua própria construção num processo libertário e cheio de humanidade. Brasília é patrimônio cultural do povo brasileiro e da humanidade. Cidade feminina, Brasília! Por isso Brasília nós te amamos!”, disse Erika.

 Equipe Informes com Agência Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também