Nesta sexta-feira (13), com previsão de início às 10h, o 5º Congresso Nacional do PT realizará um ato de solidariedade aos companheiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ação penal 470, considerado um tribunal de exceção que teve o objetivo de atacar o PT e seus dirigentes.
Como forma de homenagem, o 5º Congresso leva o nome de Luiz Gushiken e Marcelo Déda. Gushiken, inicialmente arrolado entre os réus da AP 470, mas depois inocentado de todas as acusações, teve a saúde debilitada por conta do ataque em sua reputação que sofreu da mídia e dos procuradores Antonio Fernando de Souza e Roberto Gurgel, que conduziram as investigações do caso.
Marcelo Déda, ex-governador de Sergipe, ex-prefeito de Aracaju e ex-deputado federal, faleceu na semana passada após longa luta contra um câncer. Por sua trajetória honrada, o petista recebeu inúmeras homenagens no Congresso Nacional, inclusive de parlamentares de partidos adversários do PT.
O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff participam da abertura do 5º Congresso, nesta quinta-feira (12), na qual acontece a posse do novo Diretório Nacional do partido, eleito em novembro. Participam do evento 800 delegados de todas as unidades federativas, além de observadores e de convidados internacionais. No sábado (14) haverá a Plenária Final com aprovação do texto de contribuição apresentado pelos dirigentes Marco Aurélio Garcia e Ricardo Berzoini.
Todas as atividades do 5º Congresso serão realizadas no Centro de Convenções Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília.
Equipe PT na Câmara