Congresso do MST: bancada petista reafirma apoio à luta pela reforma agrária

DeputadosMST
 
Deputados da bancada do PT na Câmara participaram na manhã desta quarta-feira (12) de um café da manhã com lideranças e militantes do Movimento Sem Terra (MST), em uma manifestação de apoio ao movimento. O café ocorreu em uma instalação armada ao lado do ginásio Nilson Nelson, local onde está sendo realizado o VI Congresso Nacional do MST. Em nome dos parlamentares, a coordenadora do Núcleo Agrário da bancada, deputada Luci Choinacki (PT-SC), destacou a importância do encontro. 
 
“Não há como não reconhecer as conquistas que o MST teve nesses 30 anos de história. Tivemos avanços na produção de alimentos saudáveis e na oferta de escola para as crianças, e temos avançado nos últimos anos com os governos Lula e Dilma. Mas temos o desafio de continuar lutando pela reforma agrária em um parlamento onde uma grande parte é ligada ao agronegócio”, destacou a deputada. Ela disse ainda que “além de não ter compromisso com a democratização do acesso a terra, o agronegócio também não tem compromisso com a preservação do meio ambiente”.  
 
Também presente ao evento, o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE), disse que a presença dos parlamentares também “expressa o sentimento de solidariedade do partido ao movimento”. “A reforma agrária é uma luta que deve estar sempre presente em nossa atuação, de forma que possamos dar as condições para que os homens e mulheres do campo possam produzir e viver em suas terras com dignidade”, declarou.     
 
Ao parabenizar a realização do Congresso, e os 30 anos de história do MST, a coordenadora do Núcleo de Educação da bancada, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), disse que “a presença expressiva dos deputados petistas no café da manhã simboliza o comprometimento da bancada com a luta em defesa da reforma agrária”. 
 
Luta- Para o deputado Marcon (PT-RS), que também é assentado da reforma agrária, o evento foi importante para articular apoio às reinvindicações do MST no parlamento. “Temos que brigar por mais recursos no orçamento para fazer a reforma agrária, cobrar mais ação do governo para o setor, apoiar todas as reinvindicações do movimento, e denunciar a perseguição que os militantes e as lideranças do MST sofrem, promovidas pela turma do agronegócio e de latifundiários em todo o País”, alertou. 
 
A presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, a senadora Ana Rita (PT-ES), também participou da atividade. 
 
Estiveram presentes no café da manhã os deputados petistas Amauri Teixeira (BA), Assis Carvalho (PI), Assis do Couto (PR), Biffi (MS), Bohn Gass (RS), Dalva Figueiredo (AP), Dr. Rosinha (PR), Fernando Ferro (PE), Fernando Marroni (RS), Henrique Fontana (RS), Iriny Lopes (ES), Janete Pietá (SP), Luiz Couto (PB), Padre João (MG), Padre Ton (RO), Paulão (AL), Paulo Teixeira (SP), Pedro Uczai (SC), Rogério Carvalho (SE), Ságuas Moraes (MT), Valmir Assunção (BA) e Zé Geraldo (PA).      
 
Héber Carvalho  
Foto: Ricardo Borges
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também