Congresso da CNTE discute os rumos da educação no Brasil

sala_de_aulaO 31º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) reuniu nos dias 13 a 16 de janeiro, em Brasília, educadores de todo o País para discutir os rumos da educação no Governo Dilma, avaliar o projeto de Plano Nacional de Educação enviado pelo MEC no fim de 2010 ao Congresso Nacional e eleger a nova diretoria da Confederação para o triênio 2011-2014.

Com o tema “O PNE na Visão dos Trabalhadores em Educação”, o Congresso reuniu 2.500 trabalhadores em educação indicados por 41 entidades filiadas à CNTE de 26 Estados,14 municípios e o Distrito Federal, além de representantes de entidades ligadas à educação e ao movimento sindical.

Durante o encontro, o Plano Nacional de Educação foi o tema central dos debates. O documento traz as 20 metas e diretrizes que devem ser seguidas pela educação do país durante os próximos 10 anos (2011-2020). Para que esses indicadores sejam melhorados é preciso investimento. A CNTE defende que o Ministério da Educação deve repassar ao Ministério da Fazenda as necessidades da área e assim sejam liberados os recursos necessários para atender a demanda. Hoje, a Fazenda é que determina quanto será repassado.

Ainda de acordo com a CNTE, a valorização dos profissionais da educação é essencial para a qualidade do ensino no Brasil além de mais investimentos do MEC e comprometimento das entidades públicas federais no setor.

Eleição – Durante o evento, o atual presidente da entidade, Roberto Franklin de Leão, foi reeleito para coordenar as ações da CNTE por mais três anos.

Equipe Informes com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também