Numa iniciativa de três parlamentares do PT, deputada Luci Choinacki (PT-SC), deputado Padre João (PT-MG) e senadora Angela Portela (PT-RR), o Congresso Nacional realiza sessão solene na próxima terça-feira (3), às 12h, para comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar – 2014 – instituído pela ONU em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), entre 1992 e 2013, o número de brasileiros que passa fome caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões, ou seja, uma queda de 40%. Os dados mostram uma redução de 54,3% no número de brasileiros subnutridos nos últimos anos, de 15% para 6,9% da população.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, há mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares rurais no Brasil, responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e mais de 74% da mão de obra empregada no campo. Em apenas dez anos, a renda do setor cresceu 52% a partir de políticas públicas que fortalecem a produção e o desenvolvimento. Só no ano passado, o crédito disponibilizado para a agricultura familiar atingiu R$ 18,6 bilhões e, também, em 2013 houve recorde histórico no volume de contratação de crédito no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A sessão solene será realizada no plenário do Senado Federal.
Gizele Benitz