Congresso celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

sindromededownEm solenidade do Senado e da Câmara dos Deputados, foi celebrado, nesta quarta-feira (21), o Dia Internacional da Síndrome de Down. Durante o evento, realizado no Salão Negro, foram homenageadas pessoas, organismos e instituições que promovem e realizam ações concretas e projetos bem sucedidos de inclusão social. A cerimônia é uma iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Ambos são pais de crianças com Síndrome de Down.

O evento também marcou o lançamento do portal Movimento Down (www.movimentodown.org.br) que, conforme explicou Lindbergh, pretende ser uma referência para todos os que buscam informação sobre o assunto. Na ocasião, também foi aberta consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, cuja finalidade é estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento na rede de saúde.

“ Estamos celebrando hoje não apenas o dia 21 de março, mas ações concretas como o lançamento do portal e do protocolo em prol dos portadores de Síndrome de Down”, destacou Lindbergh Farias.

Dentre os homenageados durante a cerimônia por ações de inclusão social, estavam Evaldo Mocarzel, diretor do filme “Do luto à luta” – documentário que retrata as dificuldades e potencialidades da Síndrome de Down; a presidente da ONG Meta Social, Helena Werneck; e as Organizações Globo, pelo trabalho desenvolvido em relação ao tema.

Na solenidade, houve também exposições de pinturas e fotos feitas por portadores de Síndrome de Down, apresentações musicais e do grupo de dança “Eu Danço”, formado por portadores de necessidades especiais.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no Brasil e em mais 40 países. A data foi reconhecida por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro do ano passado e é resultado de um esforço liderado pelo Brasil junto à Assembleia Geral desse organismo.

O Brasil ratificou, em 2008, com status constitucional, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Este foi o primeiro passo para o país se lançar como líder nas negociações que culminaram na aprovação, na Assembleia Geral da ONU, em dezembro do ano passado, da resolução que instituiu 21 de março como Dia Internacional da Síndrome de Down.

Agência Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também