Conferência promovida por CGU defende financiamento público de campanhas

Rberzoini
 
O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), membro da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara, destacou hoje (16) a importância do apoio ao financiamento público das campanhas eleitorais, definido durante a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), processo nacional coordenado pela Controladoria Geral da União entre 2001 e 2012.
 
O relatório da lº Consocial ganha destaque num momento em que o Congresso Nacional debate a reforma política e o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, defende enfaticamente a urgência da reforma política no Brasil. “É importante que se saiba de um debate em que amplos setores da sociedade se posicionaram a favor do financiamento público das campanhas eleitorais”, disse Berzoini.
 
O parlamentar disse que o relatório coordenado pela CGU vai ao encontro do que é defendido historicamente pelo Partido dos Trabalhadores. “Queremos financiamento público de campanhas; no máximo, com permissão de contribuição de pessoas físicas, com valores limitados”, explicou. 
 
Redução de custos – Ele acentuou que o financiamento público permitirá retirar a sombra que paira sobre a política, originada dos interesses de empresários em financiar candidatos “alinhados a seus interesses”. Berzoini observou também que as campanhas vão ficar mais baratas, e os debates passam a adquirir conteúdo programático, diante da equalização dos custos das campanhas.
 
A Consocial, realizada no ano passado, se dedicou ao debate exclusivo de temas como transparência, controle social e prevenção e combate à corrupção. Foi fruto da mobilização de 2.750 municípios – incluindo todas as capitais – de todos os estados e do Distrito Federal. O evento mobiliou quase um milhão de brasileiros e contou com a participação direta nos debates de mais de 153 mil pessoas.
 
Entre os principais temas das propostas da Consocial, destaca-se o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais. Defendeu-se, entre outras medidas, a instituição de um valor limitado e igual para todos os partidos, a partir de um fundo público único; multa às empresas, pessoas físicas e/ou entidades que financiarem campanhas políticas; e também a disponibilização de dados referentes a partidos políticos nos portais de transparência. 
 
A CGU encaminhou para autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário as decisões da 1ª Consocial.  Os desdobramentos das propostas poderão ser acompanhados no site e nos perfis da Consocial nas redes sociais, que permanecerão ativos. 
 
Leia mais:
 
 
Equipe PT na Câmara com Agências
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex