O Rio de Janeiro será a cidade sede da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que se realizará em junho de 2013. Depois da árdua disputa entre Moscou e Milão, o Rio ganhou com 53,2% dos votos apresentados pelos 170 Comitês Nacionais e 30 Comitês Internacionais de Estudos do ICOM.
A decisão, tomada na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação) – em Paris –, credencia o Brasil em âmbito internacional na conservação e promoção de museus.
De acordo com o vice-Líder do Governo no Congresso e deputado Carlos Abicalil (PT-MT), o resultado faz parte da Política Nacional de Museus, que vem sendo implementada pelo Ministério da Cultura desde 2003, com apoio de todo o setor museológico brasileiro. “O Governo Federal tem atuado intensamente na Política Nacional de Museus. Essa decisão indica a visibilidade e o papel de liderança que o campo museológico brasileiro vem assumindo no plano internacional”, disse.
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB) designou o deputado e vice-Líder do Governo no Congresso Nacional, Carlos Abicalil, membro titular da Comissão Mista incumbida de relatar o veto ao Projeto de Lei 7.431 de 2006. Trata-se do projeto que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.