Começa nesta quarta-feira (24), a 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code). O evento, promovido pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), é destinado à discussão de planejamento e estratégias de desenvolvimento para o Brasil.
A programação será realizada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) e, ao longo de três dias, realizará nove painéis temáticos e 88 oficinas, além de 50 lançamentos de livros, vídeos, exposições e apresentações artísticas e culturais.
São esperados mais de 200 palestrantes e debatedores, entre conselheiros, diretores e técnicos de planejamento e pesquisa do Instituto, acadêmicos e autoridades nas mais diversas áreas e de todas as regiões do país. O tema juventude permeia a programação e será abordado diretamente em duas oficinas: “A mobilização da juventude na construção de alternativas de desenvolvimento do país” e “A juventude e a macroeconomia”, que acontecem respectivamente, no dia 24/11 das 14 às 16h, e no dia 25/11 das 16 às 18h.
O debate sobre mobilização pretende traçar um panorama do papel da juventude na construção de alternativas de desenvolvimento para o país. A atividade terá como monitores Marcelo Pomar, integrante do Movimento Passe Livre de Florianópolis; Neto, coordenador de Juventude do Movimento dos Sem Terra (MST); Raul Cardoso, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília; e Artur Sinimbu, mestre em Ciência Política (UnB).
O debate sobre juventude e macroeconomia contará com a participação de Danilo Moreira, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Anderson Campos, assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e da Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje). Além da participação nas oficinas, a Secretaria Nacional de Juventude e o Conjuve manterão um estande permanente durante todo evento.
Pré-conferência debaterá educação e juventude – O debate sobre juventude começa já nesta terça-feira (23). Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude, e Marcio Pochmann, presidente do Ipea, participam do painel A juventude no Brasil hoje que acontece das 14h às 18h, no Anfiteatro 12 da UnB.
A pré-conferência é fruto da parceria entre Secretaria Nacional da Juventude, Ipea, UnB e DCE – UnB. Na programação haverá também o painel A importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Brasil, das 9:30 às 12h, com Pedro Demo, professor e pós-doutor em Educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA), Paulo Corbucci, doutor em Sociologia pela UnB e coordenador de Educação do Ipea, e Maria Paula Dallari Bucci, Secretária da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
Após o seminário, haverá a exibição de 20 filmes de curta-metragem afrobrasilienses premiados pela Fundação Palmares. Para encerrar as atividades, às 18h, o Sistema Criolina se apresenta no Centro Comunitário da UnB. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site www.ipea.gov.br/code http://www.ipea.gov.br/portal/../code.