Conferência discute novos paradigmas para a educação no Brasil

26-03-10-conae-D1

Começou neste domingo (28), em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae 2010). Com o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, o evento aprovará um documento que pode ser utilizado como base para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que deve propor novas medidas educacionais desde a educação infantil à Pós Graduação. A conferência segue até o dia 1º de abril.

O novo Plano Nacional de Educação tem como característica básica os interesses da sociedade representada por 4 mil delegados de 35 setores diferentes da sociedade civil. Entre as propostas defendidas estão a universalização da educação básica e a melhoria do ensino em todos os níveis educacionais. O aumento de recursos para a educação também foi citado em função da valorização dos profissionais, formação de carreira e condições de trabalho.

Para o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) a conferência se divide em três aspectos importantes. “A universalização da educação, o sistema de avaliação do ensino e os instrumentos para o cumprimento das metas do Plano de Educação compõem um debate rico e fundamental para a realização de políticas públicas e eficazes”, afirmou Vanhoni.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) está otimista com a Conae 2010. “Não só com a conferência que foi fruto de muita luta, mas otimistas também com o futuro da educação no nosso País. Este é um momento ímpar e de uma grandiosidade que traduz o respeito, a cidadania e o comprometimento de todos os envolvidos no que diz respeito às novas diretrizes da educação infantil e adulta”, disse.

O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), afirmou que a Conae 2010 será uma oportunidade de discussões importantes. “Nessa conferência será realizado um balanço do que foi feito até agora e os desafios para os próximos 10 anos no Plano Nacional de Educação (PNE), e temos que apontar a direção de uma educação inclusiva, de qualidade”, destacou.

O deputado Iran Barbosa (PT-SE) afirmou que é da Conae 2010 que sairão as diretrizes para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que será válido para o período compreendido entre 2011 e 2020. “O Congresso Nacional é quem deliberará sobre o novo PNE. Então, é muito positivo que, antes de analisarmos o novo marco regulatório, tenhamos ouvido o povo brasileiro”, avaliou Iran.

O esporte e a cultura também estão inclusos nos temas de debate da conferência. A Conae 2010 discute a democratização dos espaços culturais, o acesso à prática desportiva e aos demais interesses socioculturais do lazer, além de políticas que reafirmem a importância da cultura e da diversidade como fatores fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do País.

A Conae 2010 foi precedida de conferências municipais e estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil se organizaram a fim de firmar diretrizes para o evento na capital federal. As propostas de alteração da legislação são baseadas nos desafios postos para o século XXI.

Equipe Informes

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100