Conferência debate situação e propostas para saúde democrática e popular

Foto: Site do PT

Nesta quinta-feira (7), no Dia Mundial da Saúde, o Setorial de Saúde do Partido dos Trabalhadores e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) lançam a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. No evento, também será lançada a Campanha #Defenda o SUS Todos os Dias.

O encontro é coordenado pela Frente pela Vida e reúne inúmeras organizações representativas da comunidade científica, diversos movimentos sociais e o Conselho Nacional de Saúde.

coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz, destaca a importância da participação social para engajar a saúde como prioridade no Brasil. Ela ressalta ainda que as atividades aproximam a sociedade do SUS e do PT, para que o Brasil seja feliz de novo com saúde e qualidade de vida. Veja o calendário de atividades, lobo abaixo.

“Porque trabalhamos para ter mais saúde, viver mais e melhor. Somente com a participação da sociedade é que nos levará a estes objetivos, e com o Lula Presidente!”

O lançamento da conferência e da Campanha #Defenda o SUS Todos os Dias está agendado para 17h, com transmissão pelos canais do PT, dos meios de comunicação progressistas e pelos movimentos sociais e da Frente pela Vida.

Mobilização

O ex-presidente Lula, em recente reunião com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a Fundação Perseu Abramo, ex-ministros da saúde e o Setorial Nacional de Saúde, convocou o setor de saúde para uma ampla mobilização social em defesa do SUS, e sugeriu a realização de uma conferência nacional popular.

As conferências serão revestidas de simbologia pela sua qualidade de agitação social e de formulação política e sua organização foi prontamente acatada pelos mais diversos setores sociais do campo progressista.

Para Humberto Costa, ex-ministro da Saúde e senador de Pernambuco, “é necessário um novo pacto social para viabilizar a reconstrução do SUS.  A conferência popular é um passo importante pois viabiliza um amplo debate da sociedade e das forças progressistas nesta perspectiva de reconstrução”

De acordo com Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde e deputado federal de São Paulo, “nunca a defesa do SUS esteve presente em tantas vozes e tantos corpos, no Brasil, reunindo os trabalhadores de saúde, a turma da ciência, artistas, o mundo da política, entidades sociais que se reuniram na Frente Pela Vida e o Conselho Nacional de Saúde.

“Nunca vimos uma percepção tão grande na sociedade brasileira sobre a importância do SUS.  Por isso o debate político de 2022, pode abrir uma porta para a reorganização e resgate do SUS e seus objetivos iniciais de garantia do direito a saúde no país, todos essas vozes e esses corpos em uma só uma conferência nacional livre, democrática e popular permite que isso aconteça. Vamos a conferência! Nós do PT, defensores do SUS, estaremos lá”.

Conforme Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde e coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP Saúde, “a militância do PT, que sempre participou ativamente da construção e implementação do SUS, tem compromisso com a saúde como um direito universal, que tem feito toda a diferença na vida de milhões de brasileiros”.

“Defender o SUS é uma tarefa dos petistas que atuam nos movimentos e organizações populares, dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras da saúde e pelos gestores e parlamentares que atuam em todas as instâncias de governo. A conjuntura atual apresenta o SUS como um projeto ético-político civilizatório, e a Conferência tem o papel de mobilizar o país em defesa do SUS”.

A Conferência será realizada em 5 de agosto de 2022. Diversas atividades organizativas e de mobilização serão realizadas pelo PT, envolvendo nossos Comitês Populares de Luta, Setoriais Estaduais de Saúde, Diretórios Municipais e Estaduais para fortalecer esse evento.

Calendário de atividades.
  • 7 de abril – Lançamento da Campanha #Defenda o SUS Todos os Dias.
  • 23 de abril – Encontro Nacional de Sindicalistas e a Defesa do SUS, com a Secretaria Sindical, a Central Única dos Trabalhadores e o Setorial Nacional de Saúde do PT
  • 7 de maio – Encontro Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUS
  • 13 de maio – Encontro Nacional de Saúde do PT

ACESSE AQUI o documento inicial sobre “Eixos Conferência Livre Democrática Popular 2022 de Saúde – EM DEFESA DA VIDA, DA DEMOCRACIA E DO SUS”

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex