O deputado Bohn Gass (PT-RS) registrou em plenário a realização, em Brasília, da 2ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que acontece nesta semana em Brasília . “ Esta é uma iniciativa do Governo da Presidenta Dilma, coordenada pelo Ministro Pepe Vargas, que teve encontros territoriais e estaduais”, informou.
A conferência está organizando o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Bohn Gass destacou que 50% dos participantes são mulheres, e muitos jovens estão também presentes à conferência.
“Todo o debate que será realizado construirá uma síntese do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Essa iniciativa, que constrói políticas públicas e tem a participação social, é estratégica para termos uma gestão eficiente e participativa, que reafirme essa agricultura familiar”, disse.
Para o deputado, o Brasil rural mudou muito, e para melhor, nos últimos dez anos. “Com políticas acertadas, o Governo Federal garantiu melhorias históricas para homens e mulheres que vivem da terra. A agricultura familiar tem encontrado espaço para crescer e produzir mais alimentos. Melhor: a agricultura familiar, finalmente, obteve o respeito de que sempre foi digna. Mas, sim, sabemos que podemos fazer mais”, disse. Neste contexto, continuou, “a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é um espaço vivo para a construção de propostas e troca de experiências que continuem impulsionando as mudanças”.
Equipe PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra