Conferência de Cultura vai traçar novo paradigma para o setor, afirma Vanhoni

vanhoni_O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) disse nesta terça-feira (9) que a II Conferência Nacional de Cultura a ser realizada de 11 a 14 deste mês, em Brasília, vai apontar novo conceito sobre o papel do Estado em relação às políticas públicas de cultura do país.
“Nós estamos defendendo o novo paradigma que existe hoje na política cultural do país, o de entender a cultura como um direito social, como uma prioridade do Estado. A partir desse entendimento pode-se garantir o fomento, o apoio, a manutenção da tradição, a preservação da memória em todo território nacional. Além disso, contribui para a promoção dos bens culturais e dos valores sociais forjados pela sociedade como um direito social de todo cidadão e cidadã brasileira”, disse o deputado.

Na opinião de Vanhoni, para enfrentar o novo desafio é preciso aperfeiçoar a legislação brasileira. Nesse sentido, o parlamentar aponta a PEC 416/05 do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) que cria o Sistema Nacional de Cultura, como exemplo. Segundo o parlamentar, o Sistema Nacional de Cultura vai traçar novos relacionamentos na área cultural, entre os entes federados. “O sistema vai estabelecer princípios, vai dividir atribuições e responsabilidades entre União, Estados e Municípios o que levará ao desenvolvimento efetivo das políticas culturais em nosso país”.

Vanhoni lembra ainda do debate que está sendo colocado sobre a alteração da Lei Rouanet (Lei de fomento à cultura). De acordo com o parlamentar a lei surgiu como alternativa de investimento à área cultural, mas que precisa de reformulação. O parlamentar defende a criação de uma nova lei de fomento à cultura como forma de definir parâmetros do ponto de vista da ótica pública. Esses parâmetros, segundo avaliação do deputado, vão estabelecer políticas de financiamento e da produção cultural, de forma, a “ajudar a cultura brasileira a se constituir como um instrumento de emancipação do homem e da mulher em todo o território nacional”.

A II Conferência Nacional de Cultura acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A abertura do evento será na quinta-feira (11), no Teatro Nacional Cláudio Santoro e contará com a presença da ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e do o presidente da República em exercício, José Alencar.

Benildes Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100