Conferência da Cultura começa nesta quinta-feira

10-03-10-congado-D2Começa nesta quinta-feira (11) em Brasília a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC). A abertura do evento será às 19h, no Teatro Nacional. A II CNC segue até o próximo domingo (14). Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a atividade é um marco na construção de políticas públicas para o setor. 

Representantes do Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste participaram nesta quarta-feira de um café da manhã promovido pela bancada nordestina na Câmara. Eles defenderam a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 150/03), que destina mais recursos para a Cultura.

A matéria estabelece que a União deve aplicar anualmente pelo menos 2% da receita resultante de impostos na preservação, na produção e na difusão da cultura. Os estados e o Distrito Federal destinariam 1,5%, e os municípios, 1%. A proposta é do deputado Paulo Rocha (PT-PA).

Os secretários cobraram ainda a aprovação da PEC 416/05, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que institui o Sistema Nacional de Cultura; da PEC 49/07, do deputado Iran Barbosa (PT-SE), que inclui a cultura como direito social na Constituição; e do PL 6.722, do Poder Executivo, que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura).

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), coordenador da bancada nordestina, disse durante o encontro que a cultura é tratada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma expressão da soberania. “Aumentamos em quatro vezes o Orçamento da Cultura no ano passado, com mais interiorização e descentralização. A repercussão dessa política no Nordeste tem um impacto enorme”, disse.

Além de Zezéu Ribeiro e Iran Barbosa, a reunião da bancada nordestina contou com a presença dos petistas Emiliano José (BA), Eudes Xavier (CE), Fátima Bezerra (RN), Fernando Nascimento (PE), Luiz Alberto (BA) e Maurício Rands (PE). Para Rands, presidente da comissão especial que analisa a PEC 416/05, as proposições sobre cultura que tramitam na Câmara “estruturam o setor”. “O Ministério da Cultura está fazendo um excelente trabalho, e a Câmara está dando sua contribuição numa semana em que o país inteiro está voltado para a II Conferência Nacional de Cultura”, afirmou.

A comissão especial aprovou nesta quarta-feira a realização de uma audiência pública no dia 7 de abril para debater a matéria. A votação da PEC 416/05, relatada pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), ficou marcada para o dia 14 de abril.

O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) destacou a importância da II CNC. “Sou autor de um projeto de lei que regulamenta a profissão do artesão e cria uma política para fomentar nosso artesanato. Essa temática será inserida na conferência, que aprimora as políticas públicas voltadas a incentivar, promover e ampliar o acesso aos produtos culturais por parte da população brasileira. Um povo só se identifica como nação a partir do momento em que valoriza a sua cultura”, disse.

Equipe Informes, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100